Emprego

Confira as 25 perguntas da entrevista de emprego e melhores respostas

A entrevista de emprego é uma das fases mais esperadas e tensas do processo seletivo. Muitos candidatos não sabem o que dizer na frente do entrevistador. Uma maneira muito eficaz de evitar que isso aconteça com você é ver quais são as principais perguntas da entrevista de emprego e como responder da melhor forma a cada uma delas, entender o que o entrevistador quer saber e dar-lhes o que precisam. pode vir?

O que acontece durante uma entrevista de emprego

A entrevista de emprego é a fase em que o entrevistador pede aos candidatos que compreendam melhor a sua experiência, perfil profissional, conhecimentos e até interesse por empresas ligadas. Este também é o momento de fazer perguntas sobre currículos profissionais. Este é o objetivo principal, seja no atendimento presencial ou através de vídeo chamadas.

O que vestir para uma entrevista de emprego

Uma entrevista de emprego geralmente é um diálogo formal entre o candidato e o entrevistador. A regra básica é que se você trabalha para a empresa, escolha a roupa que usará no dia da reunião.

Para empresas e bancos tradicionais, a dica é escolher roupas que façam você se sentir confortável. Por exemplo, calças e camisas geralmente são muito úteis.

Para empresas mais modernas e informais, você pode trocar suas calças sociais por jeans mais escuros, que são mais neutros. Um traje jeans rasgado com colete pode ser adequado para quem já está trabalhando na empresa, mas não é a melhor opção para uma entrevista. Nesse caso, a melhor maneira é não arriscar muito, para não cometer erros.

Como se comportar em uma entrevista de emprego

Sua atitude na entrevista de emprego também é muito importante. Algumas dicas simples que podem causar impacto são:

Olhe nos olhos do recrutador. Claro, essa ideia não é um exagero, muito menos “ficar olhando” para essa pessoa durante a conversa. Você precisa transmitir credibilidade, portanto, é importante manter o contato visual, especialmente durante a apresentação.
Não vacile. Em situações estressantes, as pessoas naturalmente encolhem os ombros ou cruzam os braços. Evite que isso aconteça e tente sentar-se direito.

Para saber mais sobre como se comportar em uma entrevista, confira nosso post “Preste atenção à postura em uma entrevista de emprego”.

Quais são as perguntas mais populares para entrevistas de emprego

A fim de torná-lo a melhor preparação para esta conversa, listamos a seguir 25 perguntas muito comuns em entrevistas de emprego – e, claro, como melhor responder a cada uma delas.

Entenda que a ideia não chega com preparação e memorização da resposta, o que pode até prejudicar seu desempenho. A sugestão é ler as perguntas, entender o que o entrevistador quer saber por meio delas e como organizar a apresentação para mostrar que você é a pessoa ideal para o cargo. pode vir?

1. Você pode falar sobre você?

Parece simples, mas falar sobre você em uma entrevista de emprego precisa ser preparado. O recrutador não deseja que você relate todo o currículo neste momento. É melhor escolher duas a três realizações ou experiências para provar que você é adequado para o trabalho em questão. Antes da entrevista, lembre-se desses exemplos. Finalmente, vale a pena explicar como essas experiências o preparam para aceitar o emprego pelo qual está lutando.

2. Como você ficou sabendo do cargo vago?

Esta é uma oportunidade de fazer você se destacar. Se você souber deste emprego por meio de um amigo que trabalha na empresa, diga o nome dele e diga a ele o quanto você está animado. Se você encontrar uma oportunidade em um site descreva o conteúdo do anúncio que chamou sua atenção e porque você está tão interessado.

3. Quanto você sabe sobre a empresa?

Basta repetir o que você leu na página “Sobre nós” da empresa e é fácil. No entanto, se você trabalhar mais, poderá marcar pontos com o entrevistador. Nessa questão, ele quer saber como é o seu relacionamento com a empresa. Uma boa maneira de responder é mostrar que você entende os objetivos da empresa. Você pode até usar algumas palavras-chave e frases do site, mas deve adicionar algum conteúdo pessoal. Por exemplo, “Sinto-me atraído por esta missão por causa de …” ou “Eu realmente acredito nesta abordagem por causa de …”. Isso faz toda a diferença.

4. Por que você quer este trabalho?

A empresa quer alguém que seja apaixonado por seu trabalho. Para melhor responder a essa pergunta, identifique alguns dos principais fatores que tornam esta posição ideal para você (por exemplo, “Gosto do atendimento ao cliente porque gosto de interagir com outras pessoas e ajudar alguém a resolver problemas”). Você também pode falar sobre a empresa. Por exemplo: “Sempre fui apaixonado por educação. Acho que você está fazendo grandes coisas e quero fazer parte disso.”

5. Por que devemos contratá-lo?

Agora é a hora de mostrar por que você é a pessoa certa para o trabalho. Ao responder, é importante mostrar que você não só pode fazer o trabalho, mas também produzir bons resultados e que se encaixa na cultura da empresa.

6. Quais são seus pontos fortes?

A dica aqui é falar sobre seus verdadeiros pontos fortes – não aqueles que você acha que os recrutadores querem ouvir. Escolha os pontos fortes que são mais relevantes para o trabalho e seja muito específico. Por exemplo, em vez de dizer que você tem “habilidades interpessoais”, é melhor dizer que você tem “comunicação persuasiva” ou bom em “construir relacionamentos”. Em seguida, dê um exemplo real para ilustrar como aplicar esse recurso em um ambiente profissional.

7. Quais são seus pontos fracos?

O entrevistador quer avaliar seu autoconhecimento e sua honestidade, mas isso não significa que você precise destruir suas chances de conseguir o emprego. Por exemplo, suponha que você nunca cumpra o prazo, o que não é o caso. Sem falar que é hora de você se anunciar como o profissional perfeito. O entrevistador é muito claro que isso não existe. É melhor listar as áreas que você sabe que podem ser melhoradas e nas quais está trabalhando. exemplo? “Não sou bom em falar em público, tenho um pouco de medo, mas trabalho muito, até mesmo me ofereço para presidir reuniões e estou acostumado a falar para um público mais amplo.”

8. Qual a sua maior conquista profissional?

Uma boa maneira de responder a essa pergunta é usar a tecnologia STAR, que ajuda a organizar seu discurso, fornecendo exemplos específicos que mostram que você tem experiência e habilidades de trabalho relevantes. As estrelas vêm de:

  • Situação (situação);Tarefa (tarefa);
  • Ação (ação);
  • Resultados (resultados).

Na prática, você precisa colocar a situação em contexto (por exemplo: “Em meu último trabalho como analista júnior, minha função é gerenciar o processo de faturamento”), descrever o que você realmente fez (ações) e o que você alcançou ( resultados). Por exemplo, “Em um mês, simplifiquei o processo e todos economizaram 10 horas de trabalho por mês e os erros de fatura foram reduzidos em 25%.”

9. Fale sobre os desafios ou conflitos que encontrou no trabalho e como lidou com eles.

Esta é uma pergunta muito comum em entrevistas baseadas em competências. O entrevistador pede aos candidatos que digam a verdade sobre o que vivenciaram. Por exemplo, isso pode mostrar como eles alcançaram objetivos desafiadores ou resolveram problemas de comunicação. Da mesma forma, você pode usar o método Star e focar a resposta em como você lida com a situação de trabalho. Claro, idealmente, a história deve ter um final feliz.

10. Onde estarei daqui a cinco anos?

Nessa pergunta, é importante que você seja honesto e específico sobre seus objetivos. No entanto, considere que o entrevistador deseja saber:

  • Se você definir expectativas realistas para sua carreira;
  • Se você tem ambição
  • Se a posição atende às suas metas de crescimento.

Uma maneira interessante de construir uma resposta é considerar o local ao qual esse local pode levar e construir a resposta nesse caminho. E se a posição não estiver de acordo com seus objetivos profissionais? Você pode dizer que não tem certeza sobre o futuro, mas acredita que essa experiência pode ajudá-lo a tomar a próxima decisão.

11. Qual é o seu emprego dos sonhos?

O entrevistador quer saber se essa posição realmente se encaixa em seus valores e objetivos de carreira. A melhor maneira é falar sobre seus objetivos e ambições e explicar por que esse trabalho é tão importante para você.

12. Você está se candidatando a cargos em outras empresas?

O entrevistador deseja saber se você expressa sinceramente seu interesse no setor em que a empresa está inserida. A melhor coisa aqui é que você está explorando algumas opções semelhantes no mesmo segmento de mercado. Curiosamente, uma característica comum a todas as vagas para as quais você está se candidatando é que você pode usar algumas das principais habilidades e aptidões que possui. Por exemplo, você pode dizer “Estou me candidatando a vários cargos em uma empresa de consultoria de TI, onde posso analisar as necessidades do cliente e traduzi-las em equipes de desenvolvimento para encontrar soluções para problemas técnicos.”

13. Por que você está deixando seu emprego atual?

Esta é realmente uma das perguntas mais difíceis de responder na entrevista de emprego, mas você pode estar preparado porque é provável que apareça a qualquer momento. A dica principal é não dizer nada negativo ao seu empregador atual ou anterior. Agora não é hora de desabafar. É melhor mostrar como você está animado para aproveitar as vantagens da nova oportunidade e como a posição para a qual está se candidatando é mais adequada para você do que sua posição atual ou anterior. Por exemplo, “Eu realmente quero participar do desenvolvimento de produtos do início ao fim. Sei que terei essa oportunidade aqui.” Se você for demitido, diga a verdade: “Infelizmente, fui demitido.” responder.

14. Por que você foi despedido?

A área de recrutamento é pequena. Portanto, seja honesto com esta resposta. Você não precisa fornecer detalhes. Se você pode usar sua experiência de aprendizado em seu antigo emprego como uma vantagem em seu próximo emprego, por favor, indique-o.

15. O que você procura em seu novo cargo?

Isso é mais fácil. Tente responder citando com precisão os pontos principais que o trabalho deve fornecer. Seja muito específico.

16. Que tipo de ambiente de trabalho você gosta?

Novamente, a resposta está no anúncio de vaga. O entrevistador quer saber se você concorda com o ambiente de trabalho da empresa para a qual está se candidatando

17. Qual é o seu estilo de gestão?

Normalmente, as empresas procuram gerentes que tenham liderança e flexibilidade. É interessante fornecer alguns exemplos de desempenho gerencial – quando você aumenta sua equipe de 5 para 15 ou treina funcionários de baixo desempenho para se tornarem os melhores vendedores da empresa. ele sabe?

18. Em que circunstâncias você desempenha um papel de liderança?

A melhor resposta depende da posição que você deseja ganhar. Você pode escolher um exemplo para demonstrar suas habilidades de gerenciamento de projetos, por exemplo, liderar um projeto de ponta a ponta, lidando com várias partes. Ou é melhor citar uma situação que mostra que você tem a capacidade de liderar uma equipe com confiança e eficácia. Lembre-se de que os detalhes tornam a história real e memorável.

19. Você já discordou de uma decisão de trabalho? Que tal isso?

O entrevistador quer ver se você pode discordar de seu chefe de maneira produtiva e profissional. A ideia não é falar mal de seu chefe ou ex-chefe, mas mostrar que você pode discordar de ideias para melhores resultados ou relacionamentos mais eficazes.

20. Como seu chefe e colegas avaliam você?

Seja honesto e tente extrair pontos fortes e características que você não discutiu na entrevista. Ética profissional ou vontade de participar de outros projetos quando necessário são boas escolhas.

21. Por que há vagas em seu currículo?

A lacuna no currículo pode ser ruim, por isso é importante explicar isso totalmente ao recrutador. Se você já está desempregado há algum tempo, é importante mostrar que você não está desempregado. Você é voluntário, faz cursos, blog, ensina? Tudo isso é importante. Se você fizer uma pausa para estudar, viajar ou cuidar de seus parentes, concentre-se no que está disposto a fazer agora. “Na altura decidi dar um tempo, mas hoje vou contribuir com esta empresa das seguintes formas …”

22. Você pode explicar por que mudou de carreira?

Explique por que você tomou essa decisão e mostre como a experiência anterior pode ajudar em sua nova função. Se você mostrar uma relação inusitada entre uma profissão e outra, pode até surpreender o entrevistador – algo que ele nunca imaginou antes.

23. Como você lida com o estresse ou situações estressantes?

É melhor escolher um exemplo que mostre que você pode lidar com esse problema enquanto atinge seus objetivos. Explique como você se organiza para permanecer eficiente e focado mesmo em situações extremas. Vale a pena compartilhar um exemplo de situação estressante com a qual você lidou bem.

24. Quantas bolas de tênis podem ser colocadas em um carro de luxo?

1000? 10.000? Cem mil? Mesmo? Às vezes, perguntas “sem sentido” ou “estranhas” aparecem no diálogo para investigar se você entende a pergunta que está sendo feita e como organiza o raciocínio e a lógica na resposta. Respire fundo e peça papel e caneta, se necessário.

25. Você tem alguma dúvida?

Esta é a sua chance de mostrar seu verdadeiro interesse pela empresa e esclarecer suas dúvidas. Lembre-se de algumas perguntas a fazer durante a entrevista. O ideal é evitar o óbvio. Uma boa ideia é focar no crescimento da empresa (“Você pode me falar sobre o plano de crescimento da empresa? Você está pronto para o lançamento de algum produto?”).

Atenção:
Este site Siga Concursos serve apenas como fonte de informação. Não fazemos qualquer tipo de seleção. Pedimos que você sempre leia todos os detalhes do artigo com atenção antes de se inscrever para qualquer coisa.

Você tem alguma dúvida?

Preparamos um artigo exclusivo para ensinar você como se inscrever no programa, clique aqui.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo