Emprego

Estagiários e trainees: qual é a diferença

Você mal pode esperar para começar a trabalhar na sua área, mas ainda não entende bem a diferença entre um estágio e um trainee, não sabe qual deles está mais de acordo com o momento da sua carreira? Fique tranquilo, essa confusão é muito comum, principalmente no final do semestre, muitas empresas vão abrir inscrições para estágios e programas de estágio.

Embora ambos os tipos de cursos se concentrem em jovens estudantes e recém-formados, cada curso tem suas próprias características claras. Depois de ler este artigo, acredite em mim, você saberá imediatamente qual é o melhor para você e estará pronto para conquistar seu lugar da melhor maneira.

Qual é a diferença entre estagiários e trainees?

A principal diferença entre estágio e estágio é que o estágio é para alunos que ainda estão cursando o ensino superior, tecnologia ou ensino médio, e os estagiários devem estar no último ano da graduação ou até 3 anos após a formatura.

Quais são as funções dos estagiários e estagiários?

Como os cursos são voltados para momentos distintos da vida acadêmica, muitas são as diferenças nas funções de estagiários e trainees. Vamos encontrá-los.

Programa de Estagiário

Os programas de estágio costumam ser altamente controversos entre os jovens profissionais. Não é à toa, porque os cargos de estagiário geralmente são para jovens profissionais de alto potencial que se preparam para assumir cargos de gestão dentro da empresa. Além disso, o salário dos estagiários costuma ser igual ao dos profissionais juniores, o que é muito atraente para os graduados ou recém-formados.

Como o foco é preparar o máximo possível para os profissionais, os alunos serão testados imediatamente para enfrentar desafios, propor soluções e interagir com as diferentes áreas da empresa. Durante o plano, ele também receberá treinamento e normalmente entrará em contato com a alta direção da empresa.

A função do estagiário varia consoante a empresa ou a área em que irá trabalhar, não estando necessariamente relacionada com a sua área de formação. Os recém-formados em engenharia civil podem se inscrever em programas de estágio em bancos, por exemplo, para desenvolver uma carreira em uma instituição financeira.

Isso porque o cargo de estagiário nada tem a ver com nenhuma instituição de ensino. Na verdade, esta é uma vaga CLT, como qualquer outra vaga – com todos os benefícios e obrigações legais. Portanto, as funções do estagiário são definidas pela empresa contratante, independentemente de o estagiário ser formado ou estar no último ano de graduação.

Outra característica interessante dos cargos de estagiário é que muitos programas oferecem rodízio de empregos, o que permite que os estagiários viajem por diferentes áreas ou funções para acelerar o desenvolvimento de seus conhecimentos e habilidades.

A duração do programa de estágio também é muito diferente, variando de 6 meses a 3 anos. Como o objetivo da empresa é acelerar a formação de jovens profissionais para cargos iniciais de gestão, os trainees permanecerão na empresa após o término do programa, é claro, desde que consigam atender às expectativas da empresa em relação a eles.

Estagiário

Ao contrário dos estagiários, os estágios têm regras próprias e não seguem as regras de recrutamento da CLT. A ideia é que o estagiário tenha a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu na graduação, nos cursos técnicos ou no ensino médio.

Outra diferença importante é que o estágio precisa ser aceito pela instituição de ensino do aluno e, para isso, precisa estar relacionado ao curso que ele está cursando.

Não há período mínimo obrigatório para o estágio, mas pode ser renovado por até dois anos. A propósito, esta é outra diferença óbvia entre um programa de estágio e um programa de estágio. Embora o programa de estágio pretenda formar profissionais para outros cargos na empresa, o programa de estágio tem um ciclo mais definido, onde os estagiários chegam, trabalham como estagiários por até dois anos e saem da empresa para deixar outros estagiários ocuparem essa oportunidade.

Claro, também há casos em que os estagiários são contratados pela empresa ao final do projeto. No entanto, essa possibilidade costuma depender mais do fato de a empresa ter vagas no momento do que de seu desempenho durante o estágio. Ou seja: mesmo que você supere as expectativas de um estagiário, a empresa não pode mantê-lo se não houver vaga para um recrutamento eficaz.

Quem pode ser estagiário?

Para se tornar estagiário, é necessário se inscrever e frequentar regularmente cursos de nível superior, técnico ou ensino médio. A lei de estágio não limita a idade em que os profissionais podem se tornar estagiários, desde que reúnam as condições anteriores. Se você deseja saber mais sobre estágios neste momento, consulte nosso post completo “O que você precisa saber para se tornar um estagiário”.

Quem pode ser estagiário?

Como dissemos, estagiário não é um projeto com regulamento próprio. Portanto, os dados pessoais dos estagiários que decidem pela contratação são da própria empresa de recrutamento. De modo geral, é necessário se formar no último ano ou não mais do que três anos após a formatura. No entanto, esta norma é apenas uma norma, não uma obrigação que a empresa deve cumprir.

Se você acabou de se formar ou acabou de se formar, aprenda como conseguir sua posição nas próximas 5 etapas para entrar no programa de estágio.

Agora que você já esclareceu suas dúvidas, cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite os inúmeros estágios e oportunidades de estágio. Se você já está registrado, atualize aqui. E boa sorte!

Atenção:
Este site Siga Concursos serve apenas como fonte de informação. Não fazemos qualquer tipo de seleção. Pedimos que você sempre leia todos os detalhes do artigo com atenção antes de se inscrever para qualquer coisa.

Você tem alguma dúvida?

Preparamos um artigo exclusivo para ensinar você como se inscrever no programa, clique aqui.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo